Oi, eu me chamo Samantha Silvany, sou autora de 3 livros (500 Dias Sem Você, Manual do Borogodó e Verdades Difíceis de Engolir) todos presentes nas principais listas dos mais vendidos com mais de 100 mil cópias vendidas e sou co-fundadora da Bendita Editora e Livraria (e-commerce de livros físicos). Além disso, ajudo autores independentes a alavancarem suas vendas online e dou mentoria a autores iniciantes. Sou criadora do blog Bendita Cuca e do instagram @benditacast de frases com mais de 600 mil seguidores.

Como uma mulher que cresceu na periferia de Fortaleza e teve que abandonar os estudos aos 15 anos se tornou uma autora best-seller com 3 livros publicados e fundou a sua própria editora de livros? Essa é a minha história, mas também é uma história sobre coragem, determinação e paixão pela literatura, que deu início a nossa empresa.

Após a perda prematura do meu pai, que também era o provedor da família, para o câncer, eu assumi a responsabilidade de cuidar da minha mãe com problemas de saúde e da sua irmã mais nova. Neste momento, a escrita surgiu em minha vida como uma válvula de escape para suportar a realidade. Meus primeiros textos foram publicados na internet através de um pseudônimo, pois eram desabafos sobre a relação abusiva que eu tinha com minha mãe e todas as dificuldades financeiras que enfrentamos. 

Determinada a mudar de vida, aos 15 anos, eu decidi interromper os estudos e buscar uma oportunidade de trabalho. Somente aos 23 anos concluí o ensino médio através de um supletivo em colégio público. Sem condições financeiras de cursar uma faculdade, eu lia cerca de 100 livros por ano para me manter competitiva no mercado de trabalho. Durante 10 anos trabalhou incansavelmente em diversos segmentos – de garçonete à assessora do secretário de esporte do Estado do Ceará – e a escrita foi essencial para que eu mantivesse a minha própria sanidade. Aos 26, me tornei tatuadora e autônoma. 

Em 2013, criei o blog Bendita Cuca onde escrevia textos sobre relacionamentos e a crise dos vinte e poucos anos. Em 6 meses, o Bendita Cuca se tornou uma das maiores referências sobre o tema e eu me tornei colunista do blog da autora best-seller Isabela Freitas, do portal Superela e do site JaFostes de Portugal. 

Através de crônicas sobre relacionamentos, eu narrava nas entrelinhas a relação abusiva que tive com minha mãe e como superei a morte do meu pai. À medida em que eu traduzia minhas lutas em textos de autoajuda sobre superação, resiliência e força, conquistava cada vez mais fãs e seguidores. 

Em 2017, realizei meu primeiro evento literário, Quem Jogará a Primeira Flor?, junto com os escritores Gustavo Lacombe e Laís Rosa, para incentivar a leitura entre os jovens. O evento teve o apoio do Shopping Riomar de Fortaleza, foi aberto ao público e contou com 120 expectadores. Em 2018, realizei meu segundo evento na Livraria Cultura, À Flor da Pele, dessa vez com as influenciadoras digitais Beatriz Feitosa e Bia Brasileiro, voltado para o público feminino para discutirmos questões sobre feminismo, autoestima, relacionamentos e bem-estar. Este evento também foi aberto ao público, teve grandes apoiadores do comércio local e arrecadou alimentos que foram doados a uma instituição que ajuda famílias carentes do sertão do Ceará. 

No final do mesmo ano, recebi a minha primeira proposta para publicar um livro, porém não satisfeita com os termos do contrato, fiz uma contraproposta para ser sócia da editora garantindo que, se estivesse à frente do negócio, meu livro seria best-seller e a editora chegaria em outro patamar. E assim o fiz. Após 6 meses do lançamento do meu primeiro livro, 500 Dias Sem Você, batemos a meta de 50 mil livros vendidos, tornando-se o livro de autoajuda sobre amor-próprio o mais vendido de 2019 no Brasil, entrando para a lista dos mais vendidos da Publisnews, além de ser o maior sucesso já publicado editora.

Ainda em 2019, quando alcancei a marca de 10 mil livros vendidos do 500 Dias Sem Você, lancei meu segundo livro no formato digital, Manual do Borogodó, que tinha como objetivo arrecadar dinheiro para doar ao Instituto Maria da Penha que combate a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Manual do Borogodó se tornou um best-seller na Amazon desde o primeiro dia de lançamento e até hoje se mantém entre os livros de autoajuda mais vendidos. 

Com a confiança estabelecida entre mim e a editora, estive à frente das decisões comerciais, iniciando assim a distribuição internacional do seu livro para Portugal, Espanha e até Japão. Foi, então, que despertou em mim outra paixão além da literatura: o empreendedorismo. Em setembro de 2019, fiz parte de uma matéria na Revista Caras sobre Mulheres Empreendedoras – Mulher Que Inspiram Mulheres. Cada vez mais fascinada com o processo editorial, comecei a captar novos autores, dar-lhes uma mentoria, editar suas obras, desenvolver o projeto gráfico e criar a estratégia de vendas, liderando todas as etapas da editoração, do marketing e vendas. 

Dentre minhas autoras, podemos destacar a atriz e jornalista Duda Riedel, que teve seu primeiro livro físico lançado em setembro de 2020 e vendeu mais de mil cópias em menos de 24 horas. Ainda em setembro, o livro também se destacou como o primeiro livro mais vendido na Amazon na categoria autoajuda. Em maio de 2021, Duda Riedel lançou seu segundo livro físico, Tu Tem Força, Menina! através da Bendita Editora superando o recorde de vendas do seu primeiro livro, foram 2.500 exemplares vendidos em menos de 24h. Além disso, o livro conta com um projeto editorial inovador que eu mesma desenvolvi para gerar uma conexão imediata entre leitores e autores. Os leitores terão acesso a um conteúdo exclusivo de vídeos através de QR CODEs que estarão presentes ao longo da narrativa. 

Em outubro de 2020, decidi abrir uma editora de livros com valores pautados em minha própria experiência como escritora para ressignificar o mercado literário e abrir portas para novos autores. Para tanto, convidei a administradora de empresas Maíra Gurgel, que foi auditora de um dos maiores grupos empresariais do Brasil, para ser minha sócia. Nasce, então, a Bendita Editora e Livraria, uma editora independente que visa privilegiar o autor oferecendo-lhes a melhor relação de custo-benefício para publicar suas obras, royalties superiores à concorrência, pagamentos mensais, além de contar com a mentoria e a assessoria da autora em todas as etapas do processo editorial. 

Ainda em outubro de 2020, lancei meu terceiro livro, Verdades Difíceis de Engolir, sendo este meu primeiro romance, dessa vez através da editora Planeta. Trechos do livro, que também fala sobre amor-próprio, logo viralizaram nas redes sociais. Universa Uol, Sopa Cultural, Revista Glamour, Jornal Estado do Rio e A Tribuna foram alguns dos veículos de relevância nacional que publicaram matérias sobre a obra. 

Com o propósito de dar suporte aos autores para que possam se dedicar à escrita como sua principal fonte de renda, a Bendita Editora atua 100% online, vendendo através do e-commerce Bendita Livraria, que iniciou suas atividades em fevereiro de 2021 e já contabiliza mais de 10 mil seguidores nas redes sociais.

Escritores já consagrados e publicados por grandes editoras fazem parte do time do nosso time de autores, entre eles, o autor best-seller Pedro Salomão, Duda Riedel, Renata R. Corrêa, Beatriz Cortes e Babu Carreira.  

Continue lendo e descubra porquê nós somos o futuro do mercado literário!

NOSSO OBJETIVO

Em poucas palavras, nosso objetivo é ressignificar o mercado literário. Mudar a forma como as pessoas consomem livros, mudar a maneira como os livros são produzidos, dar voz aos autores para que participem do desenvolvimento de suas obras e condições de viverem com a renda de seus livros.

Sejamos francos: livros nunca irão sair de moda, pois representam autoridade, status, são sinônimo de respeito e geralmente associados a pessoas inteligentes. No entanto, no mundo digitalizado que vivemos, os livros desenvolvidos de maneira tradicional (desde a publicação à forma de distribuição) estão perdendo espaço no comércio. É preciso inovar na criação do conteúdo, tornar o livro atrativo, dinâmico e interativo para que gere mais conexão com seus leitores. Com o fechamento de diversas livrarias físicas decorrente da pandemia, a internet se tornou o principal canal de vendas para livros. O marketing digital é o único marketing possível hoje em dia.

NOSSA MISSÃO

Privilegiar o(a) autor(a)

Oferecer a melhor relação de custo-benefício para publicação de suas obras com o retorno do investimento o mais rápido possível.

Inovação e criatividade

Nosso livros são únicos e possuem diferenciais que lhes destacam no mercado editorial: têm design, projeto gráfico e diagramação desenvolvidos especialmente para atrair e converter em vendas o público da internet.

Incentivar a cultura & leitura

Nós acreditamos nos livros, seja na versão impressa ou na versão digital. Ler enobrece qualquer ser humano. Queremos ensinar as pessoas a lerem por conhecimento, por diversão, mas sobretudo por prazer porque ler é um direito de todos.BENDITA LIVRARI

AS FUNDADORAS

Samantha Silvany está à frente da equipe que conduz o projeto editorial, a assessoria literária de nossos autores e a equipe de marketing e vendas. Contamos com a colaboração de designers gráficos com mais 20 anos de experiência em capas para livros, revisores de textos e diagramadores com mais de 25 anos de atuação e parceria com mais de 200 influenciadores e divulgadores através das redes sociais.
 
Samantha Silvany

Samantha Silvany

CEO & Escritora
Samantha Silvany, autora do blog Bendita Cuca e do instagram Bendita Cast com mais de um milhão de seguidores e de três best-sellers: 500 Dias Sem Você, Manual do Borogodó e Verdades Difíceis de Engolir, que somam mais de 100 mil cópias vendidas. Faturou 6 dígitos apenas vendendo livros físicos através da internet e te ensina como conseguir o mesmo.

Maíra MacielMaíra Maciel

CFO
Maíra Maciel, empresária, sócia fundadora de uma empresa especializada em consultoria, graduada em administração de empresas e MBA em auditoria. Sua expertise em gestão comercial vem de sua vasta experiência trabalhando em uma multinacional americana e como Auditora em um dos maiores grupos empresariais do Brasil.